Shoping_Curitiba

Shopping Curitiba

Projetado pelo engenheiro Francisco Monteiro Tourinho (1837-1885), o edifício que hoje abriga um dos shoppings mais tradicionais da cidade, o Shopping Curitiba, teve sua construção concluída muito, muito tempo atrás: em 1896 (exatamente 100 anos antes da inauguração do estabelecimento comercial). Na época — e nos anos subsequentes —, foi utilizado para hospedar a sede do Comando da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro. Aliás, o profissional que o projetou é responsável também pela Ponte do Rio dos Papagaios, considerada um monumento da engenharia nacional por sua construção centenária de arcos de alvenaria em pedra.

Naquela época, o local seguiu o estilo militar vigente: linhas retas, detalhes em semiarcos e grandes janelas para permitir a iluminação da área interna. Estando à frente de um descampado e tendo ao redor chácaras e pequenas propriedades (e aqui podemos brincar que nesse “tempo só havia mato!”), sua modificação mais impactante foi a construção das escadarias e dos dois acessos decorativos, já nos anos 1940.

Em 1989, o Exército Militar iniciou as negociações para a venda do local. Sua nova utilização? Servir de instalação para o Museu David Carneiro. Entretanto, as coisas não deram muito certo, e o museu foi fechado em 1994. Em um artigo para o Estado do Paraná em 1990, Aramis Millarch afirmou que a expectativa era de que o acervo da instituição fosse liberado pelo Banco do Brasil: as dívidas contraídas pela família do historiador com a instituição somavam um valor expressivo na época. Falhado o projeto, em 1996 foi inaugurado o Shopping Curitiba, com um investimento de mais de 75 milhões de reais, segundo reportagem do mesmo ano escrita por Mônica Santanna para a Folha de São Paulo — a iniciativa reuniu a construtora Irmãos Mauad e as fundações Previ (Banco do Brasil), Banestado e Copel.

Mais de uma década depois, em 2008, o empreendimento foi revitalizado e ganhou um ar contemporâneo, com revestimento do piso, nova iluminação e escadas fixas e rolantes, entre outras mudanças.

História e histórias: Shopping Curitiba

Compartilhar esta postagem

DÚVIDAS E SUGESTÕES

Abaixo você encontra nossos contatos e um formulário caso deseje tirar alguma dúvida.

Contato

(41) 3023-3603 (41) 98867-1095

Envie-nos um e-mail

contato@hoteleilat.com.br

Nosso Endereço

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 48 - Curitiba/ PR - Brasil

* Informações obrigatórias

O Hotel Eilat foi inaugurado em 2014. Você se hospedará em instalações lindas e totalmente novas!

Nossa infraestrutura: são dois andares com 8 apartamentos por andar, recepção 24 horas, salão de café da manhã, estacionamento terceirizado (com custo adicional) e serviço de manobrista.

Informações de Contato

Nossa Localização

© 2018 Hotel Eilat Curitiba | Criado por Agência Onzebit

Traduzir »