Prédio_Historico_Curitiba

Prédio Histórico

O ano de 1913 marcou o início das movimentações para a construção de uma sede capaz de abrigar as perspectivas de crescimento da recém-criada Universidade do Paraná, em Curitiba. Em um ato arriscado e de coragem, Nilo Cairo e Victor Ferreira do Amaral assinaram o contrato do projeto – idealizado pelo arquiteto Baeta de Faria – do prédio histórico da Santos Andrade com os construtores Bortolo Bergonse e Carlos Dietz. A pedra fundamental, lançada no dia 30 de agosto de 1913, demonstrava a ousadia dos intelectuais da época que mesmo sem condições financeiras cumpriram com as obrigações referentes ao pagamento.
A construção, baseada em elementos neoclássicos observados em grandes teatros e construções de outras capitais na época, tinha em seu projeto inicial a localização na esquina das Ruas Carlos de Carvalho e Visconde de Nácar até o terreno na Praça Santos Andrade ser doado pela Prefeitura Municipal de Curitiba. O edifício, que logo em 1914 já estava em condições de receber alguns cursos, se tornou um referencial para a cidade, tanto que Romário Martins, um dos maiores historiadores paranaenses da época não teve dúvidas em classificar a obra como “Palácio de Luz”.
A inauguração oficial aconteceu em 1915, mas a conclusão efetiva do projeto foi 4 anos depois. Em 1922, foram construídos torreões laterais com colunas, em um projeto assinado por Baeta de Faria – alterando assim a arquitetura inicial.

O processo de federalização – ocorrido em 1950 – marcou um processo de ampliação e modernização da Universidade Federal do Paraná, comprovada através da construção do Hospital de Clínicas, 1953, do Complexo da Reitoria, em 1958 e do Centro Politécnico, em 1961.
Em 1955, o Prédio Histórico também passou por uma grande ampliação visando a inserção e melhores condições para outros cursos da instituição. Até então, o local era ocupado quase em sua totalidade pelo curso de medicina. A reforma fez com que o prédio passasse ocupar quadra inteira da região, entre a Praça Santos Andrade, Rua XV de Novembro, Rua Presidente Faria e Travessa Alfredo Bufren.

Uma das grandes críticas relacionadas às diversas reformas e ampliações realizadas ao longo do tempo é relacionada à perda das características originais do projeto do Prédio Histórico concebido em 1913. A pintura em cor branca, realizada recentemente, é uma das formas de resgatar o estilo original da construção.

 

Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná

Compartilhar esta postagem

DÚVIDAS E SUGESTÕES

Abaixo você encontra nossos contatos e um formulário caso deseje tirar alguma dúvida.

Contato

(41) 3023-3603 (41) 98867-1095

Envie-nos um e-mail

contato@hoteleilat.com.br

Nosso Endereço

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 48 - Curitiba/ PR - Brasil

* Informações obrigatórias

O Hotel Eilat foi inaugurado em 2014. Você se hospedará em instalações lindas e totalmente novas!

Nossa infraestrutura: são dois andares com 8 apartamentos por andar, recepção 24 horas, salão de café da manhã, estacionamento terceirizado (com custo adicional) e serviço de manobrista.

Informações de Contato

Nossa Localização

© 2018 Hotel Eilat Curitiba | Criado por Agência Onzebit

Traduzir »